Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Programas > UFCG reduz em 50% o consumo de água no campus Campina Grande

UFCG reduz em 50% o consumo de água no campus Campina Grande

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 23h25 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 19h26 | Acessos: 60

Diminuição gera uma economia de mais de R$ 300 mil ao ano

A cidade de Campina Grande tem enfrentado sua maior crise hídrica dos últimos anos. O açude de Boqueirão, sua principal fonte de abastecimento, está abaixo de 6% de sua capacidade de armazenamento total, deixando toda a cidade em racionamento.

Inserida nesse ambiente, o campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui uma comunidade de cerca de 15 mil acadêmicos - entre alunos, professores e técnico-administrativos -, que transitam diariamente por suas instalações, consumindo muita água.

Com o intuito de melhorar a distribuição de água no campus e diminuir o desperdício, foi implantado em 2014, pela Prefeitura Universitária, o Projeto de Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água do campus de Campina Grande - fruto da dissertação de Mestrado em Engenharia Civil do técnico-administrativo Antonio Leomar, engenheiro da prefeitura universitária, diagnosticando e implementando medidas corretivas no sistema.

Na implantação do projeto foi investido cerca de R$1,5 milhão, em ações como a construção de novos reservatórios de água, instalação de hidrômetros em cada prédio do campus e a substituição dos vasos sanitários e torneiras por modelos com válvulas de baixo consumo. Além dessas ações infraestruturantes, foram confeccionadas placas alertando para o uso racional da água.

Com essas medidas, a Prefeitura Universitária conseguiu diminuir o consumo de água no campus de Campina Grande em 50%, gerando uma economia anual de R$ 342 mil nas contas desse serviço - o que promoverá o retorno do investimento em quatro anos.

“Esse recurso economizado será aplicado em outras ações estruturantes, inclusive compra de equipamentos e medidas de eficiência energética”, comentou o prefeito universitário Mário Araújo Neto, que, com o sucesso apresentado em Campina Grande, já projeta estudos para a replicação das medidas nos demais campi da UFCG.

Clique aqui para ter acesso ao relatório do Projeto de Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água

(Clemerson Morais - estagiário Ascom/UFCG)

Veja repercussão da matéria:

registrado em: