Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Programas > Projeto de redução do consumo d´água da UFCG recebe prêmio de boas práticas

Projeto de redução do consumo d´água da UFCG recebe prêmio de boas práticas

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 16h09 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 16h50 | Acessos: 3300

onu1jpg

Iniciativa foi considerada uma das 20 melhores práticas de sustentabilidade pelo MMA e ONU

Em tempos de crise hídrica e de situações emergenciais de suspensão no abastecimento - como a atualmente vista em Campina Grande e Região, devido à pane no sistema elétrico em estação de tratamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) -, economizar água vem sendo mais que uma necessidade: a atitude é dever de todo cidadão. Infelizmente, essa não é a realidade do nosso dia a dia. Segundo dados da organização Instituto Trata Brasil, o consumo médio brasileiro de água por dia é de 166,3 litros - 51% a mais do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 110 litros.

Os dados mostram que, em pleno Dia Mundial da Água, celebrado nessa sexta-feira, 22 de março, não temos muito o que comemorar. Um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no entanto - que recentemente foi considerado pelo programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) como uma das 20 melhores práticas nacionais de sustentabilidade no uso racional da água -, prova que é possível mudar esse cenário e inspirar ações na área.

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ONU na Chamada Pública “Boas Práticas A3P”, que visa dar visibilidade às melhores práticas de sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências, compartilhando ideias e promovendo o enriquecimento mútuo sobre o tema, o Projeto “Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água” vem sendo desenvolvido desde 2015 na UFCG. Em quatro anos de implementação, já gerou uma economia de R$ 1,5 milhão aos cofres da instituição.

Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se a implantação de uma nova rede de abastecimento, a recuperação de reservatórios de água, a instalação de hidrômetros para monitoramento e de equipamentos poupadores de água, a construção de novos reservatórios e a instalação de placas educativas.

“Conseguimos economizar 70% de água com o projeto e confirmamos nossa expectativa de ter o retorno do investimento nesse período. Hoje, o projeto é autossuficiente”, comemora o engenheiro civil, Antônio Leomar, idealizador do projeto fruto da sua dissertação de mestrado.

Atualmente, a medição do consumo de água para monitoramento na UFCG é realizada 100% por sistema remoto, na sede da Prefeitura Universitária, o que permite uma atualização diária do consumo e a resolução dos vazamentos com maior rapidez. Além disso, é possível avaliar consumos anormais - tanto para mais quanto para menos - e reduzir ainda mais o consumo ou desperdício d’água dentro do campus. A automação foi concluída desde o segundo semestre de 2018. A intenção, agora, é consolidar o uso do sistema no campus sede para estender as ações a outros campus da UFCG.

Confira o resultado da Chamada Pública “Boas Práticas A3P”.

Veja repercussão na TV Itararé

(Ascom UFCG)